4PL – Fourth party logistics
O segredo de um bom serviço está na maneira com que ele é percebido por todos os envolvidos. Integrar clientes e fornecedores, convergir a necessidade com o tempo e gerar um resultado positivo para todas as partes faz sempre parte dos nossos objetivos.
4pl – Fourth Party Logistics
O termo 4PL (Fourth-Party Logistics, ou quarteirização logística) é como se define o agente prestador de serviço que tem o papel de integrar, colaborar e gerenciar a cadeia de abastecimento.
Os agentes 4PLs possuem capital intelectual, capacidade tecnológica e ferramentas de gestão. Embora não tendo ativos operacionais, eles são os gestores de todo o processo logístico, atuando também na gestão de mudanças. O 4PL funciona também de uma forma neutral, assumindo a gestão do processo logístico independentemente dos fornecedores, transportes e armazéns utilizados. A ampla informação sobre a procura ao longo da cadeia de abastecimento, os avanços no que aos serviços diz respeito, juntamente com a vontade da partilha de riscos e benefícios, tornam-se fatores relevantes na consolidação do conceito junto do mercado.
Principais características
- Relacionamento estratégico;
- Conhecimento da cadeia de abastecimento;
- Partilha de riscos e benefícios;
- Capacidade tecnológica;
- Capacidade de adaptação, colaboração e flexibilidade;
- Neutralidade na seleção de fornecedores e prestadores de serviço;
- Redução dos custos logísticos operacionais;
- Redução da necessidade de aplicação de ativos na atividade;
- Agregação de qualidade ao processo de comércio exterior;
- Concentração nas competências;
- Economia de escala e escopo.
Por que utilizar-se do 4PL
Redução de custos:
Partindo do pressuposto que as tradicionais parcerias de outsourcing ou terceirização tendem a concentrar-se única e exclusivamente na redução de custos e na transferência de recursos, o agente 4PL assume um papel fundamental na cadeia de abastecimento, funcionando como elo do fornecedor com o cliente, promovendo a integração na cadeia de abastecimento através do aumento dos benefícios para ambos e da redução dos custos através da busca por maior eficiência e eficácia nos processos.
Valor agregado:
Visto o contínuo crescimento de aquisições, fusões e alianças entre fabricantes e varejistas, ao agente 4PL cabe uma posição de acrescentar valor nas relações de comunicação e coordenação entre os diversos prestadores de serviços, permitindo aos principais personagens a atenção total na sua atividade fim.
Resolução dos problemas existentes no 3PL:
Grande parte dos prestadores de serviços 3PL consolidaram as suas posições com os transportes e armazéns provenientes dos seus próprios recursos. O que parecia ser a grande vantagem do 3PL, poderá, no entanto, ser uma fraqueza em comparação com os agentes 4PL que conseguem além do já oferecido no 3PL, otimizar seu tempo e também os seus recursos.
Partilha da informação:
O agente 4PL promove uma melhoria significativa na partilha de informação entre os diversos intervenientes da cadeia de abastecimento, sendo esta mais abrangente já que envolve clientes e fornecedores e as políticas a serem adotadas.
Gestão colaborativa:
No sentido de estabelecer e promover a colaboração ao longo da cadeia de abastecimento, o 4Pl enquanto identidade, torna-se uma ferramenta útil na coordenação e controle desta política de colaboração.
Desempenho:
Desempenho que neste caso poder-se-á definir como a agilidade que a organização terá para, através do conhecimento do mercado, explorar novas oportunidades rentáveis.